sábado, 28 de maio de 2011

PSICOPEDAGOGIA DESVENDANDO O NÃO SABER

     A PSICOPEDAGOGIA É UM CAMPO DE ATUAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO QUE TRABALHA COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM HUMANA, SEUS PADRÕES NORMAIS E PATÓGICOS.

    O PSICOPEDAGOGO É O PROFISSIONAL QUE PODE INTERVIR, POSSIBILITANDO QUE CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E INSTITUIÇÕES DESENVOLVAM SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE FORMA SAUDÁVEL, COMPETÊNCIA DE APRENDER.

     Desenvolvimento Sócio Afetivo e sua
implicações na Aprendizagem

O estudo do desenvolvimento humano é infinitamente fascinante, porque é o estudo de vidas reais.Compreender estas influencias e o modo como interagem é essencial para desenvolvimento saudável da criança. Neste trabalho vamos desenvolver uma breve síntese realizada por Piaget e Winncott, sobre o desenvolvimento da criança e suas implicações na aprendizagem.
Donnald Winncott a partir de suas experiências com crianças pequenas constatou que boa parte dos problemas emocionais infantins esta relacionado com as etapas precoses do desenvolvimento. Ele atribui ao meio ambiente a etiologia principal dos diferentes quadros psicopatológicos, assim partindo dessa perspectiva, desenvolveu o conceito holding para descrever uma conduta da mãe a respeito de seu bebê, entendida por ele como condição essencial para a passagem do estado de não interação do bebe para o estado de interação.
Winncott considerava o recém-nascido como ser dependente e desintegrado, que percebe os difentes estímulos externos de maneira desorganizada digamos assim, para que as condições inatas alcancem um desenvolvimento saudável, o ambiente( mãe) deverá oferecer um suporte adequado servindo como um ego auxiliar, até que a criança consiga desenvolver as suas capacidades inatas de sintese e integração. Caso isso não aconteça, se o ego auxiliar da mãe for insuficiente para que os instintos, capacidades perceptivas e motoras do bebe se interarem, atingindo assim uma imagem unidificada de si e do mundo externo, o bebe poderá criar um ego auxiliar falso, chamado de falso ego.
Nesse sentido, acreditamos que o papel da mãe é prover ao bebe um ego auxiliar que permita integrar suas sensações corporais, os estímulos ambientais e suas capacidades motoras nascentes, a partir de sua capacidade em se adaptar as necessidades do bebe. O ego infantil verdadeiro será capaz de se desenvolver a partir da relação mãe-bebe suficientemente boa.
Handling ou maturação emocional é a necessidade de estabelecer integração e personalização, onde é obtida através dos cuidados da mãe, que recolhe os pedacinhos e permite a criança sentir-se integrada dentro dela, bem como através de fatores internos, ou seja, é a experiência pulsional e as repetidas experiência de cuidado corporal da mãe que constroem uma personalização satisfatória.
É necessidade de que se estabeleça a adaptação á realidade, pois a criança e o mundo são duas coisas separadas e o passo seguinte é alcançar uma saudável adaptação á essa nova realidade para a sua continuidade existencial. O bebe quando sente fome, poderá alucinar algo que sacie seu apetite, nesse momento, a mãe ao eferecer o seio estará contribuindo para aproximar a criança da objetividade. Aos poucos a criança vai construindo uma capacidade para evocar o que está realmente á sua disposição, onde o papel da mãe é fundamental ao prover á criança elementos da realidade, construindo assim uma iamgem psíquica do mundo externo.
Quando a mãe é insuficientemente boa, não é capaz de proporcionar os cuidados necessários, na fantasia da criança as pulsões agressivas terão triunfado, na mente da criança persistira a separação entre mãe danificada e mãe amorosa. Na perspectiva de Winncott, handling parece transcorrer desde uma etapa de dependência absoluta até uma de independência, em que a mãe desempenha um importante papel não só para a conservação da vida, como também para a construção de um mundo interno suficientemente integrado.

Mensagem do dia

              O presente sorriso...junte alguns desenhos.
              Compartilhe artigos e histórias engraçadas.
              Seu presente será dizer,"Eu adoro rir com você"..